Afinal, o que é cultura?
Costumes e tradições artísticas de um povo são considerados as formas de expressão e, muitas vezes, transmissão de sua cultura. Grandes metrópoles em geral não possuem uma cultura bem determinada. Em partes porque a população é constituída por emigrantes e imigrantes de diversas localidades, e em partes porque as pessoas acabam não tendo tempo pra pensar e, muito menos, manifestar tais costumes e tradições.
Podemos concluir que essa variedade de origens acabam por formar uma sociedade "sem" cultura ou com subculturas de subgrupos dentro desta ampla massa?
Impossível! Simplesmente.. Não há de existir uma sociedade sem cultura. Podem, sim, existirem subculturas mas todas elas contribuem para a caracterização de uma cultura maior. Certas vezes, quase inobservável. Qual é então a cultura, a tradição em comum desse povo paulistano?
Esse fim de semana foi possível observar, de uma forma bastante genuína, a cultura paulistana. Ricos e pobres, jovens e velhos, moradores de rua e playboys, heteros e gays, rockeiros e não-rockeiros, bêbados e ébrios. Todos unidos pela arte. Artistas conhecidos, independentes, bons e ruins. Cada um em seu canto, em seu palco, mostrando seu talento e o povo de coração aberto pra receber suas mensagens.
O povo, sem maldade e só com vontade de se nãdivertir, andava pela avenida São João onde, num dia comum estariam milhares de automóveis. Se eles pensam ou não, se são mais ou menos, se trabalham ou não pagam as contas, não importa! Consciente ou não, essa moção que une as pessoas em sua essência é a nossa cultura. Viva São Paulo, a cidade dos sonhos! ... (e dos pesadelos)
Amor, gosto muito do seu olhar urbano, dos seus detalhes ao perceber o som, o cheiro e a cultura ao nosso redor.
ResponderExcluirTe amo!